quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dilma amarga derrota na Câmara dos Deputados e Código Florestal segue para o Senado

O Plenário aprovou, nesta terça-feira, o novo Código Florestal (PL 1876/99), que permite o uso das áreas de preservação permanente (APPs) já ocupadas com atividades agrossilvipastoris, ecoturismo e turismo rural. Esse desmatamento deve ter ocorrido até 22 de julho de 2008. O texto, que ainda será votado pelo Senado, revoga o código em vigor. 

Essa redação prevaleceu com a aprovação da emenda 164, dos deputados Paulo Piau (PMDB-MG), Homero Pereira (PR-MT), Valdir Colatto (PMDB-SC) e Darcísio Perondi (PMDB-RS), ao texto-base do relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que foi aprovado por 410 votos a 63 e 1 abstenção. 

A emenda, aprovada por 273 votos a 182, também dá aos estados, por meio do Programa de Regularização Ambiental (PRA), o poder de estabelecer outras atividades que possam justificar a regularização de áreas desmatadas. 

As hipóteses de uso do solo por atividade de utilidade pública, interesse social ou de baixo impacto serão previstas em lei e, em todos os casos, devem ser observados critérios técnicos de conservação do solo e da água. 

O dia 22 de julho de 2008 é a data de publicação do segundo decreto (6.514/08) que regulamentou as infrações contra o meio ambiente com base na Lei 9.605/98. 

Antes da votação da emenda, o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), alertou que a presidente Dilma Rousseff vetará a liberação de atividades nas APPs se o governo não conseguir mudar o texto no Senado.

A presidentA Dilma, com a folga do número de deputados conquistada na Câmara, deverá vencer esta batalha no Senado e já prometeu veto ao texto legal, se não conseguir a aprovação do Código como ELA QUER.

Opinião: A menos de 6 meses de Governo e não se contentando com o Poder Executivo, a PresidentA Dilma já quer também legislar. Não aceita que os parlamentares, legítimos representantes do povo, discutam e votem a aprovação ou não de leis, de acordo com os anseios da sociedade, mas sim de acordo com os seus desejos e apetites pessoais.

ONDE ESTÁ A DEMOCRACIA BRASILEIRA? O GATO TAMBÉM COMEU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário